valvula_rock_10_anos_face

Válvula Rock completa de 10 anos na produção de shows no Litoral Norte Catarinense

valvula_rock_10_anos_face

O dia 13 de maio pode ser considerado um marco para a música autoral e independente no Litoral Norte de Santa Catarina. Foi nesta data, há dez anos, que acontecia a primeira edição do Festival Válvula Rock, evento que lançava a produtora Válvula Rock, de Itajaí, fundada pelos irmãos Anderson Davi e Flavio Roberto. De lá para cá, foram mais de 40 eventos realizados, promovendo a circulação de bandas nacionais e internacionais pela região, além de abrir um grande espaço para os artistas locais mostrarem seu trabalho.

Com base na data do seu primeiro evento, o Válvula Rock comemorou no último sábado dez anos de fundação e em plena atividade. Atualmente o carro chefe da produtora é o Festival Rock´n Beer, que surgiu em 2013 em sociedade com dois sommeliers de cervejas e hoje é uma referência tanto para a música, quanto para o mercado das cervejas artesanais no Sul do Brasil.

Além do já tradicional festival, que acontece anualmente em setembro no Centreventos Itajaí – neste ano será nos dias 8 e 9 – o Rock´n Beer também assinou recentemente a realização do Balneário Beer Week, em parceria com o Balneário Shopping. O sucesso do evento que uniu cervejarias artesanais e shows de rock no espaço Trends do shopping foi tamanho que o formato deve se expandir para outras cidades do Estado em breve.

O Válvula Rock também trabalha em seu selo virtual, que disponibiliza discos de bandas catarinenses para audição e download gratuitos através da sua página: www.valvularock.com.br. O próximo lançamento – marcado para final deste mês – será da banda itajaiense Hot Rats, que também deve inaugurar uma nova etapa na história da produtora.

Além da divulgação do álbum Magnolia, o Válvula Rock ficará responsável pelo agenciamento de shows e outras ações na área de comunicação do trio formado por experientes músicos locais. Mais bandas da região devem entrar em breve para o cast da produtora.

Os planos para o seu 10º ano não param por aí no Válvula Rock. A produtora ainda pretende lançar uma sessão especial em seu site, a ‘Caixa Preta’, com a relação de todos os eventos que já produziu. Outra novidade pode ser a volta do Festival Válvula Rock, evento que ganhou caráter beneficente nos últimos anos, arrecadando brinquedos para crianças carentes no Natal e, desta forma, proporcionando shows de bandas locais e de outros Estados em Itajaí sem cobrança de ingresso.

História

O primeiro Festival Válvula Rock aconteceu no antigo John Bull Pub, na Praia Brava, em Balneário Camboriú. Com seis bandas, as principais atrações eram Forgotten Boys-SP e Sugar Kane-PR, dois nomes de peso no mercado independente nacional na época. A casa, inclusive, abrigou as primeiras edições do Festival, como a que trouxe pela primeira vez a banda carioca Matanza para Santa Catarina, naquele mesmo ano de 2007.

Alternando entre Itajaí e Balneário Camboriú, o Válvula Rock sempre teve uma proposta bem definida: abrir espaço para as bandas catarinenses mostrarem seu trabalho autoral, mas também proporcionar ao público shows nacionais de alta qualidade. Foi assim que diversos nomes se apresentaram na região, como Tequila Baby-RS, Júpiter Maçã-RS, Wander Wildner-RS, Bidê Ou Balde-RS, Macaco Bong-MT, Black Drawing Chalks-GO, Hellbenders-GO, Apanhador Só-RS, entre outros.

O australiano Jarrah Thompson, conhecido por ter uma carreira de turnês pelo Brasil, também participou em duas oportunidades do projeto Válvula Rock Apresenta, com dois ótimos shows no antigo Greenwich Pub, em Itajaí.

Com o surgimento do Festival Rock´n Beer, as portas para atrações de fora do Estado se ampliaram. Dessa forma, foi possível trazer para a região grandes novidades do rock nacional, como as bandas nordestinas Far From Alaska (RN) e The Baggios (SE). As duas figuram constantemente na escalação dos principais festivais do Brasil e acumulam passagens pelo exterior.

Em 2016 o Rock´n Beer aconteceu em duas edições, somando Blumenau ao roteiro, com um evento na Vila Germânica. A atração escolhida para fechar os dois festivais foi ninguém menos que o Raimundos, nome histórico do rock nacional que apresentou um show repleto de hits para o público. As bandas escolhidas para o Festival Rock´n Beer deste ano serão divulgadas em breve.

forgotten-boys-02

Forgotten Boys, na primeira edição do Festival Válvula Rock

matanza-03

Matanza em seu primeiro show em Santa Catarina

raimundos_rocknbeer_itajai

Raimundos fechou a edição 2016 do Festival Rock´n Beer

jupiter_maçã

Júpiter Maçã se apresentando em Balneário Camboriú

Deixe seu comentário